Como já foi abordado no link sobre tratamento de dor: A dor é a sintomatologia de um desequilíbrio no organismo, a qual precisa de tratamento, portanto, a dor não deve ser encarada como único foco, pelo contrário é preciso ver o ser humano como um todo. Isso vale também quando estamos tratando dor no joelho!
Um exemplo simples, mas, muito comum, e recorrente na nossa sociedade, que nos remete a essa necessidade de ver o ser humano como um todo, são as situações de estresse extremos e auto cobranças internas que nos impõe um ritmo acelerado no qual desrespeitamos nosso bem estar em prol da produção. Com isso, nos impomos uma mobilidade contraída e alerta, não permitindo o mio (músculo) relaxamento, nem o alongamento das articulações durante a passada, produzindo uma carga de ácido lático, que favorece apenas o desgaste. Se até uma máquina de aço, ou robô, tem desgaste das peças, imagina o corpo humano.
Sendo assim, quando tomamos consciência do que está acontecendo, e diminuímos a auto cobrança, e prestamos atenção no nosso ritmo, alongamos a passada, articulamos em toda a extensão o joelho, favorecendo a circulação de sangue, procurando um caminhar menos agressivo, adequado, automaticamente essa dor tende a diminuir e até passar, pois nesse caso foi corrigida a fonte agressora, dando o tempo para a recuperação homeostática.
Como foi dito essa situação é um exemplo da importância de se ver o ser humano como um todo, pois, tratando dor no joelho, no caso aqui, se fossemos tratar apenas a dor, esse joelho perderia a função num futuro não muito distante, pois, o desgaste continuaria, sendo então necessário um procedimento cirúrgico… . Para que isso não ocorra é necessário tratar o sistema que está envolvido nas situações de dor no joelho.
Na Medicina Tradicional Chinesa, o QI do Rim (SHEN), por exemplo, rege os ossos. Logo, dores nos ossos e articulações estão relacionadas a deficiência de QI do Rim. Bem como, invasão de frio também pode provocar dor nessas regiões.
O tratamento com acupuntura, abrange todas essas questões, objetivando sempre a promoção da saúde, corrigindo os desequilíbrios, sendo excelente tratamento para dores no joelho!